Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Gunn, Donald


Gunn, Donald
A maior parte da produção de Don Gunn foi calcada em versões de desenhos animados para os quadrinhos. Suas histórias apareceram no Brasil, em sua quase totalidade, nas primeiras publicações das revistas Disney da Editora Abril (início dos anos 1950).

"O Lobo Se Regenera" (Revista Pato Donald, nos. 48, 49 e 50, de 1952). No exemplo acima, uma exceção da afirmação inicial, pois talvez seja uma das poucas histórias que não é uma adaptação do cinema. Trata-se de uma história com Lobão. Lobinho e os Três Porquinhos.

"Como É Bom Dormir" (Revista Pato Donald, no. 20, de 1952). Nas adaptações de desenhos animados que Gunn desenhou em sua carreira, ele abordou uma enorme gama de personagens Disney. Aqui um divertido exemplo com o Pato Donald.

"O Cão Que Salva Vidas" (Revista Pato Donald, no. 39, de 1952). Neste caso, um exemplo de adaptação de um desenho animado com o Pluto.

"Novas Aventuras" (Revista Mickey, no. 3, de 1952). Mais um exemplo da versatilidade de Don, numa história com Dumbo, Tambor, os Porquinhos, Lobão e até Clara de Ovos.

"Ajudantes De Papai Noel" (Revista Mickey, no. 3, de 1952). Finalizando, mais uma adaptação de um desenho animado, brilhantemente executada por Don Gunn e estrelada por Mickey e Pateta.

Trata-se de uma das primeiras, icônicas e tradicionais, histórias de Natal do Universo Disney que povoaram a infância de quem acompanhou as primeiras publicações da Editora Abril no Brasil.
Gunn foi mais um daqueles Mestres Disney de pouca projeção, mas que deixou uma produção histórica para os fãs.

Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.